logo RCN
UTILIDADE PÚBLICA

Poços artesianos são projetados em localidades com histórico de falta de água

  • Foto: Iran Rosa de Moraes -

Inicialmente, a abertura de cinco poços atenderá as comunidades mais impactadas por estiagens prolongadas

Moradores da localidade de Rancho de Tábuas estiveram reunidos com o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages, Pedro Donizete, para tratar sobre a abertura de um poço artesiano para atendimento da Comunidade Santa Catarina. Também estiveram presentes o secretário adjunto, Ronaldo Duarte e a coordenadora de Programas Comunitários, Delvair Aparecida Valente (Tia Tuta).

Outros dois encontros, com a mesma agenda de conversação, já foram realizados neste ano, um com a comunidade São Francisco (Macacos) e outro com moradores de Cabo de Lança (Santa Terezinha do Boqueirão). “Essas comunidades foram selecionadas para receberem poços artesianos devido à escassez de água em períodos prolongados de estiagem, quando o abastecimento de água tem de ser feito com caminhão pipa”, destaca o secretário Pedro Donizete.

Na Comunidade Santa Catarina os moradores têm água proveniente de poços, escavados no solo, ou então de fontes naturais e riachos. “Quando a estiagem se prolonga por vários dias, ficamos sem água para o consumo humano e os animais têm de beber água nos açudes, porque até os cursos naturais secam”, relata o presidente da associação de moradores da comunidade Santa Catarina, Paulo Rafaeli (Paulinho).

A moradora Ilza Córdova disse que há 48 anos sua família se abastece de uma fonte. “A água chega até nossa casa por gravidade. É uma água boa, da fonte”, comenta. Uma nova reunião, com moradores de Gramados, já está sendo agendada para tratar do mesmo assunto. “Estamos providenciando a liberação de recursos para a abertura de até cinco poços artesianos, atendendo aquelas comunidades que mais têm sofrido com a falta de água em períodos de seca”, disse Pedro Donizete.

O secretário adjunto, Ronaldo Duarte, falou na reunião que é preciso desenvolver um trabalho numa parceria dos moradores com o poder público municipal para que, assim, os recursos sejam otimizados com a devida contrapartida da comunidade.


Texto e Fotos: Iran Rosa de Moraes

Fonte: Amures

Saiba como garantir ingressos dos shows da Festa do Pinhão de Lages Anterior

Saiba como garantir ingressos dos shows da Festa do Pinhão de Lages

Parceria da iniciativa privada com Prefeitura otimiza realização de obras no interior Próximo

Parceria da iniciativa privada com Prefeitura otimiza realização de obras no interior

Deixe seu comentário