logo RCN
Cultura

Matakiterani companhia teatral apresenta três espetáculos com entrada franca em Lages

As histórias são contadas por bonecos construídos em serragem, palhaços e artista que representa personagens místicas da Guerra do Contestado.

Referência cultural na Serra Catarinense há mais de duas décadas, com personagens marcantes como os carismáticos Grilo Seco e Testa de Lampião, a Matakiterani Cia Teatral mantém-se no cenário artístico estadual amparada no profissionalismo e dedicação de seus integrantes e na admiração e fidelidade do público. Assim, por mais uma temporada, volta aos palcos para levar conhecimento, emoção e alegria a quem tem o privilégio de estar na plateia.

Fundada em 2001, a Matakiterani tem atuação voltada à valorização da cultura popular e de tradição oral. Por meio de peças teatrais e contação de histórias, desenvolve trabalhos de mobilização cultural, educação e arte, gerando novos produtos culturais. A missão da Matakiterani representa também fonte de trabalho e renda aos artistas e difusão cultural entre a população, cujos saberes, fazeres e tradições, são as maiores fontes de inspiração das obras.

Assim, a partir desta sexta-feira, dia 26/04, a companhia realizará uma série de encenações com seus trabalhos mais recentes. Os espetáculos “Joaninos”, “Encantados” e “A dança do Urubu e o Mimizinho Curandô” serão apresentados em quatro momentos diferentes, todos em Lages e com entrada gratuita.

Trata-se de mais uma oportunidade para prestigiar artistas locais que, com muito esforço, levam a toda a região as lições de vida de um povo simples, da terra, aguerrido e cheio de histórias para contar. O projeto conta com o apoio Sesc, Irmandade Nossa Senhora das Graças, Uniplac e Transul e é patrocinado pelo edital Estadual Paulo Gustavo D+, recursos do Governo Federal, distribuídos pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Os espetáculos

JOANINOS

Doca e Firmino, supostamente, são artistas de circo. Ela é chamada de louca, ele carrega marcas de um problema nas pernas que tivera quando criança. Ambos dizem fugir do Circo do Seu Otávio com um objetivo em comum: encontrar São João Maria, o homem que pode resolver  todos os seus problemas e encaminhá-los para viver melhor. Para conseguir encontrá-lo, viajam e ganham a vida pelos sertões afora como mambembes, apresentando-se como circenses. Porém, a busca pode revelar mais do que o desejo de encontrar.

ENCANTADOS

Nório é um homem que percorre o Sertão profundo. Seu espaço é um reduto onde ele vive no meio de muita gente, os vivos, os mortos e os Encantados. Nesse espaço, surgem, a partir de sua memória difusa, personagens místicas da Guerra Sertaneja do Contestado.

A DANÇA DO URUBU E O MIMIZINHO CURANDÔ

A dança do Urubu e o Mimizinho Curandô faz a representação de uma história da vida de Miguel Antunes de Freitas, o Mestre Mimi. A trama inicia na infância, quando ele era agregado e peleava para chegar na escola. O trabalho possui uma estética de teatro popular de bonecos, tendo por referência o Teatro de Mamulengo, sendo os personagens construídos com serragem, matéria-prima abundante na região.

Datas: 


Data: Sexta – Feira 26 Abril

Horário: 15h

Local: Teatro de Bolso do Sesc

Espetáculo: Joaninos

Acessibilidade: Tradução em libras e áudiodescrição (caso necessário, entrar em contato com a produção)

Entrada: gratuita


Data: Segunda – feira 29 Abril

Horários: 10h e 14h30min

Local: Irmandade Nossa Senhora das Graças

Espetáculo: A dança do Urubu e o Mimizinho Curandô

Acessibilidade: Tradução em libras e áudiodescrição (caso necessário, entrar em contato com a produção)

Entrada: gratuita


Data: Terça – feira 30 Abril

Horário: 19h30min

Local: Teatro de Bolso do Sesc

Espetáculo: Encantados

Acessibilidade: Tradução em libras e áudiodescrição (caso necessário, entrar em contato com a produção)

Entrada: gratuita franca

Polícia Militar Rodoviária dá início na Serra Catarinense as ações do Pedale Seguro Anterior

Polícia Militar Rodoviária dá início na Serra Catarinense as ações do Pedale Seguro

Xadrez lageano conquista 15 prêmios em Lacerdópolis Próximo

Xadrez lageano conquista 15 prêmios em Lacerdópolis

Deixe seu comentário