logo RCN

Mediadora alerta para responsabilidade dos pais

  • Marciano Corrêa -

A responsabilidade dos pais é um dos pilares fundamentais para a formação de indivíduos conscientes, éticos e preparados para enfrentar os desafios da vida. Ser responsável como pai ou mãe não se limita a prover as necessidades básicas como alimentação, moradia e educação. Vai além: envolve dedicação, amor, diálogo e exemplo.

“Pais têm o papel de orientar seus filhos, estabelecendo limites e valores que servirão como base para a tomada de decisões no futuro”, comentou a presidente do IPR a advogada Idivania Sens.

Ao mesmo tempo, precisam ser sensíveis às necessidades emocionais de seus filhos, criando um ambiente seguro e acolhedor onde eles possam expressar suas opiniões e sentimentos.

Educar com responsabilidade também significa estar atento ao desenvolvimento individual da criança ou adolescente, incentivando suas potencialidades e corrigindo seus erros de forma construtiva. “Além disso, os pais devem preparar os filhos para a convivência em sociedade, ensinando respeito, empatia e cidadania”, disse a Mediadora do Instituto Rita Lang.

Por fim, é importante lembrar que a responsabilidade dos pais não termina quando os filhos atingem a maioridade. Embora o papel mude ao longo do tempo, o apoio emocional, os conselhos e o exemplo permanecem essenciais ao longo da vida.

Texto e foto: Marciano Corrêa


Banco do Emprego disponibiliza 339 vagas de emprego Anterior

Banco do Emprego disponibiliza 339 vagas de emprego

Catedral Diocesana receberá tapume de madeira após desprendimento de parte da fachada Próximo

Catedral Diocesana receberá tapume de madeira após desprendimento de parte da fachada

Deixe seu comentário