logo RCN
COLUNA FRANCISCO RAMOS

Política No Ato

Uma Rápida Análise Local, Estadual, Nacional e no Mundo

Local

Festividades na serra catarinense

(tempo de leitura 2,0min.)

O Frio vem chegando, a serra catarinense inicia suas atrações culturais buscando os olhares dos turistas buscando aquecer sua economia a exemplo do turismo de verão no litoral. Lages a princesa da serra é coroada com a Festa Nacional do Pinhão, que na sua XXXV edição virá totalmente repaginada buscando se reconectar com a tradição do povo que lentamente foi se desconectando, a festa está determinada em acontecer entre 13 e 22 de junho.

Ontem o lageano e o visitante puderam apreciar um concerto sinfônico TROPEIROS DA TERRA, na praça João Costa evento este promovido pela adm da prefeita Carmem Zanotto (Cidadania-Lgs).

Como realeza, a Princesa da Serra carrega sua corte, que também celebra suas festas como a fria são Joaquim com a XI edição da Vindima de Altitude (1º de março a 4 de Maio), proporcionando aos turistas acompanhar a colheita de uva, passeios culturais, degustação de uva e de seus derivados, doces, culinária e seus premiados vinhos de altitude.

Quem veio do Litoral no Portal da serra, encontrou em Bom Retiro, dia 5 de abril a 1ª Festa Internacional do Búfalo da Neve, que foi um verdadeiro sucesso, mostrando a gastronomia e a pujança da bubalinocultura na qualidade de leite e carne.

Urubici cidade que se destacou durante a administração da ex-prefeita Mariza Costa, pela sua qualidade por excelência no acolhimento ao turista, com incentivo às pousadas e hotelaria, para quem estiver de passagem, desde ontem festejam a XII Festa do Papagaio Charão, o único Papagaio Brasileiro com hábito Migratório, ave com sua espécie em extinção devido as queimadas na Amazônia por décadas, reduzindo drasticamente sua população em época de acasalamento, no sul veem para se alimentarem do pinhão das nossas velhas Araucárias, que se não receberem atenção de políticos e  empreendedores privados, logo se extinguirá por estar se tornando empecilho para o desenvolvimento do agronegócio na Serra.

Com isso a serra vem se diversificando gerando políticas em diversas esferas, ganhando espaço de mercado e importância no cenário econômico, quiçá voltar às origens das famílias que trouxeram para a serra desenvolvimento, respeito e a possibilidade de crescimento para quem aposta neste chão.

Um dia da caça outro do Caçador... (tempo de leitura 1,4min.)

No aeroporto de Maceió, na madrugada do dia 25 deste, o ex-presidente e ex-senador, Fernando Collor de Mello, que já tinha o destino à Brasília para entregar-se a Polícia, foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro, por ironia o Caçador de Marajás foi caçado por um motivo muito semelhante à sua caça no passado, a causa de sua prisão pode não ser o motivo real de sua sentença estar sendo executada (oito anos e dez meses), segundo alguns folhetins, a prisão pode ser cortina de fumaça para o escândalo do desvio de dinheiro público do INSS que acontece ás barbas da administração do executivo, ou ainda, o ato de uma oficial de Justiça entregar uma intimação uma pessoa em recuperação em leito hospitalar.

Para algumas mídias mais leninistas, a prisão do ex-presidente Collor se daria pela aproximação ao ex-presidente Bolsonaro. Seria uma demonstração de poder de fogo do judiciário intimidando aliados e simpatizantes de direita, que numa guerra fria de ideologias e poder, eles estão armados e usarão todas que possíveis para enterrar o bolsonarismo, cunhado pela esquerda como tentativa de golpe, e que ainda segundo eles, uma estrada aberta para o caminho de Bolsonaro à prisão entre os próximos meses de dezembro e janeiro.

Ainda sobre Collor, a defesa pediu ainda que a sentença seja cumprida domiciliar devido estado de saúde do ex-senador.

Internacional

Washington Post e New York Times...

(1,4min.)

Oras, se até estes jornais noticiaram, nós aqui na coluna não ficaremos para trás.

O ex-presidente Bolsonaro após receber intimação judicial ainda enfermo, teve piora no seu quadro clínico, a ponto de que uma expectativa de alta segunda-feira, passou ser imprevista.

A possível violação do código de processo civil, em seu artigo 244 proibindo a citação de pessoas em estado grave de saúde, soou lá fora nos países democráticos, a figura de um poder judiciário abusivo, alterado.

O parlamentar Polonês, Dominik Tarczynski, protocolou um projeto propondo sanções contra ministro Alexandre de Moraes nos países da União Europeia, a quem hoje é a cara da corte Brasileira.

O presidente dos EUA, Donald Trump diz estar solidário a Jair Bolsonaro, já no Vaticano no enterro de Papa Francisco, ele menciona que Lula, demais equipe e apoiadores, só sobrevivem ainda no poder em decorrência de uma tarifação abusiva dos produtos brasileiros vendidos mundo afora, especialmente se tratando dos EUA.

O mundo moderno, sobreviveu a duas guerras mundiais, pragas, epidemias, guerra fria, mas será que o povo conseguirá superar a guerra ideológica e a Tarifária?

                                  Francisco Ramos

Cidade Empreendedora é lançado na Serra Catarinense e marca uma nova fase para o desenvolvimento da região Anterior

Cidade Empreendedora é lançado na Serra Catarinense e marca uma nova fase para o desenvolvimento da região

NOTA DE REPÚDIO Próximo

NOTA DE REPÚDIO

Deixe seu comentário